Como Trocar a Bios da Placa Mãe GIGABYTE GA-990FXA-D38 min read

0
234

A Troca do chip Bios da Placa Mãe GIGABYTE GA-990FXA-D3 é um serviço muito comum realizado para a restauração da placa mãe com defeito. Este processo é recomendado que seja executado por profissional da área de eletrônica com conhecimentos técnicos de avaliação e solda.

Por possuir microcomponentes ao redor do chip Bios e caso o técnico não tendo o devido cuidado no momento da troca, pode o mesmo ser deslocado ou ocasionar algum curto em sua placa mãe.

Para o reparo e avaliação é necessário possuir instrumentação adequada, como Multímetro, Estação de Solda e de Retrabalho. Há também a necessidade de instrumentação de ponta para realizar o serviço de forma precisa como Microscópio e Osciloscópio.

Envie sua placa mãe para avaliação imagem central

Assista abaixo nosso vídeo de Como Trocar a Bios

A Placa Mãe do vídeo acima apresentou defeito na bios devido uma “invasão” de vírus no computador, neste mesmo momento todos os aplicativos começaram a apresentar problema e ao tentar reiniciar a placa não deu mais vídeo. Após este fato o nosso cliente enviou a placa mãe para efetuarmos a avaliação e constatado vírus procedemos a troca do chip bios como pode ser lido (e visto no vídeo) em detalhes.

Passo a passo como efetuar a troca da Bios Placa Mãe GIGABYTE GA-990FXA-D3

1° Desconecte todas as alimentações da Placa Mãe e retire a pilha da Bios.

2° Antes de retirar o chip bios que esta na Placa Mãe, observe à posição do Pino 1 do Chip e a posição Pino 1 da marcação impressa na Placa Mãe que ele será soldado.

3° Retire o chip que consta na placa usando uma estação de retrabalho (sopradora de ar quente). A temperatura depende da estação e do profissional (tempo de exposição) variando entre 380°C a 420°C.

4° Remova a solda velha com uma malha de soldadora (para não danificar a placa use uma marca japonesa ou americana, pois em regra são produtos de melhor qualidade).

5° Ao instalar o chip na Placa Mãe, perceba que contem uma marca (traço, bolinha ou triangulo impresso na placa) indicando a posição do pino 1 do chip. Coloque o chip Bios novo na posição do pino 1 no mesmo sentido da posição pino 1 da serigrafia da placa (ficando igual ao chip que foi substituído). Na figura abaixo você consegue visualizar o pino 1 da Bios ele contem o chanfro ou circulo(bolinha), contando da esquerda para direita 1 ao 8 em formato de U.

Marca do Pino 1 Bios Smd 8 pinos


6° Soldar o chip Bios colocando solda em todos os terminais com uma estação de solda. A temperatura depende da estação e do profissional (tempo de exposição) variando entre 380°C a 420°C.

7° Utilize fluxo de solda para moldar a solda e não causar solda fria.

8 ° Limpe o fluxo com um removedor não agressivo ou álcool isopropílico com pureza de no mínimo 99%. Mesmo que o fluxo seja no-clean, pois bios sofre interferência e não pode ficar NADA de fluxo de solda sobre o chip.

9° Utilize um compressor de ar para secar os resíduos de limpeza. (o compressor tem que possuir um filtro de ar e não estar expelindo água).

10° Verifique se não possui nenhum curto ou erro na solda (se ligar em curto, danifica o chip/Placa Mãe).

11° Reconecte as alimentações, instale novamente a pilha da bios e efetue o teste na placa.

Obs: Verifique se o modelo de placa a ser substituído possui uma Bios e se é Dual Bios, Casos seja Dual Bios efetuar a troca do chip correto que possui defeito e já foi previamente avaliado pelo profissional a executar a troca, lembrando que em erros de atualização o recomendado é a troca dos 2 chips Bios, pois em quase todos os caso danifica os dois chips. 

** Para que a placa volte a funcionar o problema tem que estar realmente no chip Bios**

Conhecendo mais sobre a Bios

A BIOS (Basic Input/Output System), no Brasil conhecido como Sistema Básico de Entradas/Saídas, é um firmware com instruções usadas para iniciar o hardware da sua Placa Mãe (PC). Além disso, outras funções de gerenciamento importantes, como a energia e a gestão térmica, são inicializadas a partir de seu carregamento.

Ao pressionar o Start (Botão de Power) do seu desktop, ela efetua uma verificação nos componentes e depois se estiver tudo ok, passa a iniciar o Sistema Operacional ou a seleção definida para o computador operar. Em alguns casos a Bios, pode estar corrompida e desta forma impedir que a sua placa mãe inicialize corretamente.

Principais funções da Bios:

  • Verifica se todos os componentes programados no firmware estão disponíveis antes de ser executado o sistema operacional e inicializar.
  • Testa os principais componentes de hardware no computador para garantir que todas as informações sejam carregadas corretamente e não gere problemas.

  • Controla módulos adicionais, como a placa de vídeo ou a placa de rede local, entre outros dispositivos externos.

  • Seleciona o dispositivo de inicialização que pode ser o HD, SSD, M2, unidade de CD/DVD ou um dispositivo USB.

  • Guarda as informações de data e hora.

A troca do Chip Bios GIGABYTE GA-990FXA-D3 pode ser necessária quando o equipamento apresentar alguns dos sintomas abaixo:

  • Placa mãe não liga.

  • Liga, mas não dá imagem (Vídeo) Defeito muito comum de bios ou circuito de vídeo.

  • Liga e para na tela inicial, (Setup ou Post da Bios).

  • Liga e desliga em seguida, como se apresentasse start, girado o cooler e não conseguisse continuar (deligando logo em seguida).

  • Não reconhece o processador.

  • Não reconhece a memória Ram.

  • Led de reset sempre ligado.

  • Placa liga e gira o cooler de forma continua, sem bipe ou vídeo.

A Bios como explicado é apenas o firmware, no caso a programação que vai dentro de um chip físico e como todo programa ele pode ser modificado. Qualquer modificação errada nos bits da Bios corrompe a estrutura do firmware e a programação interna perde sua função.

No dia a dia há erros que podem ocasionar os defeitos de bios. Listaremos abaixo esses erros para fácil compreensão e para que se consiga identificar o erro na bios.

  • Erro ao configurar overclock.

  • Erro ao atualizar a bios, no caso de uma atualização parcial ou malsucedida.

  • Conflitos de Hardware.

  • Avarias por oscilação ou quedas de energia ou Raio.
  • Vírus, quando seu computador é “invadido” por vírus o mesmo pode vir a não ligar mais.

  • Bios apagada ou corrompida.

O sintoma mais comum de Bios com defeito é a ausência da Tela de Post. A Tela de Post é a imagem de tela inicial de status que é exibido após iniciar o PC, muitas placas mãe conforme vem de fábrica configuradas, já não mais aparecem essa Tela e sim a Logo do fabricante da placa ou seu modelo. Nas versões antigas onde apareciam esta Tela de Post, aparecem as configurações de hardware da sua Placa Mãe, tais como a quantidade de memória instalada, modelo do processador e sua velocidade, versão da Bios e se possui erros. Também detalhes do dispositivo de armazenamento de dados, como HD, SSD, M2 entre outros.

O modelo de Bios você encontra disponível no link a seguir:

 

Serviço de Troca chip Bios – Assistência Técnica Autorizada

Sempre que precisar conte com a Seventec Smd, realizamos a troca do Chip Bios GIGABYTE GA-990FXA-D3 em nossa assistência técnica de forma precisa e protegendo sua placa mãe. Somos reconhecidos como a maior empresa de Bios do Brasil, sendo pioneira neste segmento. Já detemos reconhecimento internacional como especialistas em Bios.

Sempre que precisar conte com quem é especialista em bios atuando desde 2012 na venda de chip bios para todo Brasil, possuindo o maior acervo e estoque de bios, são mais de 11.400 modelos de bios disponíveis para os maiores fabricantes de placa mãe.

Ao enviar sua placa para a assistência técnica da Seventec Smd, você conta com total segurança em uma assistência preparada para realizar a troca do seu chip bios de forma precisa e com instrumentação de ultima tecnologia. Assistências despreparadas, podem danificar sua placa mãe ainda mais, fazendo aumentar o custo de reparo ou a inviabilização do reparo da sua placa mãe.

Realizamos os mais diversos consertos de placa mãe além da troca da Bios. Consulte!

Combine com um atendente o envio de sua placa mãe para avaliação, através do chat ou pelo e-mail

sac@seventecsmd.com.br

Equipamentos modernos e conhecimento avançado fazem da Seventec Smd uma referência no segmento em que atua.

Equipe Seventec Smd

Compre bios placa mãe

Deixe uma resposta

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui