ASUS TUF B450M-PRO GAMING UEFI Bios 03

Recursos UEFI Bios

Estaremos descrevendo os detalhes da configuração de setup UEFI Bios Placa Mãe ASUS TUF B450M-PRO GAMING, com a apresentação dos menus e algumas funções e configurações disponíveis.

Para a atualização, use o utilitário Ez Flash 3 integrado ao ambiente UEFI e um Pen drive com o arquivo de firmware mais recente da Bios gravado.

A versão básica da tela de configurações (Modo Ez Flash) fornecerá o mecanismo de ativação do XMP, a capacidade de alterar a data e a hora e a prioridade entre os dispositivos de inicialização.

 

No Modo Avançado, a estrutura corresponde exatamente às placas mais antigas. A primeira seção é fornecida para a lista de itens selecionados, sua composição pode ser alterada a seu critério. Na próxima página o menu “Main” (Principal), há uma opção de localização da interface, onde também há vários idiomas caso deseje alterar, até esta publicação, não consta versão em Português.

O menu de overclocking “Ai Tweaker” oferece um número considerável de tensões (voltagem) para a realização de experimentos. Para CPU e SOC, existem duas maneiras de atingir o valor desejado. O script proprietário de overclock é chamado OC Tuner. Para overclocking DRAM, vários atrasos e outras variáveis ​​auxiliares estarão disponíveis.

Vários perfis da LLC foram preparados para a CPU e a tensão (voltagem) SOC.

Os principais recursos da UEFI Bios Placa Mãe ASUS TUF B450M-PRO GAMING para overclock são apresentados na tabela abaixo para melhor visualização.

Parâmetro Faixa de ajuste Etapa
Proporção de núcleo da CPU (multiplicador) 32-63,75 0,25
Calibração da linha de carga da CPU VDDCR Auto / Regular / Médio / Alto / Extremo
Substituição de tensão da CPU VDDCR (V) 0,75–2,00 0,00625
Tensão de deslocamento da CPU VDDCR (V) (+/–) 0,00625-0,5 0,00625
Calibração da linha de carga SOC do VDDCR Auto / Regular / Alto / Extremo
Substituição de tensão do SOC VDDCR (V) 0,75-1,75 0,00625
Tensão de desvio VDDCR SOC (V) (+/–) 0,00625-0,5 0,00625
Frequência de memória (MHz) 1333-2400, 2666-4200 266,7, 66,7
Tensão DRAM (B) 1,2-1,8 0,005
Tensão da CPU 1.80V (V) 1,8-1,85 0,05
Frequência de clock GFX (MHz) 500-6500 20
Tensão do núcleo GFX (V) 0,00625-1,55 0,00625

 

A seção “Advanced” (Avançado) foi projetada para controlar a operação dos periféricos.

O Menu “Monitor” (Monitorar), os parâmetros do sistema são muito simples – dois indicadores de temperatura, três sensores de tacômetro, quatro tensões principais. Você não consegue localizar a tensão DRAM.

O Cooler (resfriador) do processador só pode ficar mais lento se você usar modelo de ventoinha com quatro fios, uma escolha é feita para dois modos do sistema (entre os modos DC e PWM). Você pode modificar as configurações de forma interativa, usando o Q-Fan Control.

O tempo de inicialização da placa mãe é rápido e leve, o Fast Boot é ativado inicialmente, como o CSM. Lá, você pode fazer alterações para tentar acelerar o procedimento POST.

A lista de mecanismos auxiliares é incomumente curta, deixando apenas o navegador SPD para memória e um mecanismo para armazenar as configurações do sistema, em um dos oito perfis.

Entre os recursos adicionais – pesquise no menu (F9) e desative a luz de fundo do dispositivo (F4).

O uso da APU (Unidade de processamento acelerado) adicionará novos dispositivos à lista de itens UEFI, você pode verificar na imagem 4 da galeria abaixo:

Caso não tenha sucesso no processo de atualização da Bios ou sua placa não esteja preparada para os últimos lançamentos de processadores e seja necessário a troca da Bios da sua Placa Mãe não há o que se preocupar a Seventec Smd já conta com a disponibilidade da Bios Placa Mãe Asus TUF B450M-Pro Gaming e você também pode contar com uma Assistência Técnica Especializada no reparo de Placa Mãe como o caso do cliente abaixo com uma placa similar.

Software adicional

Como um bônus especial, projetado para o subsistema de som, existe o DTS Custom; no modo padrão, o software é o mesmo que em várias placas da série Prime da Asus.

Software
Itens de fabrica, disponibilizados pela Asus AI Suite 3 (carregador AI, atualização de UEFI BIOS EZ, transferência de arquivos, limpador de PC, utilitários de desempenho e economia de energia, informações do sistema), instalador EZ, controle de iluminação (AURA)
Som DTS Custom
Adicionais AMD StoreMI, DAEMON Tools (freeware), WinRAR (avaliação de 40 dias)

 

Para overclockers, a facilidade de alterar uma série de tensões em tempo real será útil, o que simplifica bastante o procedimento de mudança dos parâmetros necessários. Não há nada novo neste setup de UEFI da placa mãe em questão.

Surpreendentemente a versão do Fan Xpert é antiga. Com opção de escolha de velocidades do cooler do processador para controle da temperatura.

Como no modelo com o sufixo “Plus”, o cenário de controle de luz de fundo é repetido nesta plataforma e a seção com LEDs na placa, portanto, o mecanismo é bastante simplificado em relação a dispositivos mais entusiastas.

Esta placa conta com comandos tradicionais de gerenciamento de som – da Realtek. Os tipos de equipamento podem ser ligados no plug verde no painel traseiro, existem dois deles. Não há perfis separados para pré-amplificar o sinal de saída. O circuito foi construído para operar em alta frequência, resultando em um volume agudo, mesmo com fones de ouvido. Não há potência suficiente para baixas frequências, os sons são literalmente distintos. As fontes na faixa média frequências parecem sem força, nos vocais você sente  a baixa qualidade. No agudo, não é tudo ruim.

Em geral, não há problemas com sons sobrepostos, porque eles se interrompem antes do necessário, portanto, o som acaba sendo mais analítico do que uma espécie de ouvinte atmosférico e avassalador. Provavelmente, este formato é mais adequado para os usuários de jogos de tabuleiro.

No gerenciamento é usado o utilitário DTS Custom, segundo a Asus, um bônus para seus usuários. Sobre sua instalação, surgiram dúvidas. Antes, tudo acontecia em uma única etapa, junto com os drivers da placa de som, mas agora é usado a Microsoft Store como local para efetuar a instalação. Para iniciar o procedimento, foi necessário iniciar manualmente a instalação a partir do driver Realtek. Como resultado, o utilitário apareceu no sistema.

O preenchimento e os recursos não são diferentes dos vistos anteriormente. Existem três perfis prontos e um equalizador simples. Você só pode usar funções quando seleciona fones de ouvido como o tipo de equipamento de reprodução de som no console Realtek. As alterações feitas por cada um dos perfis alteram drasticamente a percepção, mas ela já tem pouco em comum com a inicial, no entanto, é adequada para aprimorar os acertos individuais do material.

Compre bios placa mãe

Deixe uma resposta

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui