Conheça a nova Placa Mãe ASUS TUF B450M-Pro Gaming5 min read

0
311

Com o objetivo de expandir sua linha TUF (The Ultimate Force) a Asus apresenta a TUF B450M-Pro Gaming, o modelo conta com o soquete AMD AM4 com suporte para os mais recentes processadores AMD Ryzen (precisa da Bios atualizada).

Apesar de lançada no Brasil a alguns meses esta placa esta no seu auge de vendas. O modelo é uma placa mãe micro-ATX (mATX) que foi desenvolvida para o publico que é aficionados em jogos de PC, tendo uma placa mãe de baixo custo e ótimos benefícios compatível com uma ampla variedade de gabinetes.

A versão TUF B450M-Plus Gaming acabou ficando para trás nos recursos, com o advento da TUF  B450M-Pro Gaming nota-se a diferença que inclui um segundo slot M.2 de 32 Gbps, que permite o uso de armazenamento de dados ultra-rápido e o conector S/PDIF que permite conectar o sistema de áudio ao PC utilizando um cabo óptico.

Envie sua placa mãe para avaliação imagem central

Também é possível notar que a Asus queria melhorar a dissipação do VRM adicionando um segundo dissipador de calor, melhorando seu tamanho e qualidade. Apesar dessas mudanças, a Placa Mãe ainda é bastante barata, na verdade, pode ser adquirida a um preço médio de R$ 750,00 (comparado com outros modelos da linha para jogos de PC, o valor é bem atrativo).

A placa possui um total de 6 fases de fonte de alimentação, através de um conector EPS de 8 pinos, das quais 4 são para a CPU vCore e 2 são reservadas para o SoC (que gerencia outras coisas, como, por exemplo, a placa gráfica integrada), exatamente como na versão anterior (TUF B450M-Plus Gaming); No entanto, o layout do VRM que a Asus modificou para obter um melhor rendimento do ponto de vista térmico mudou: um indutor foi adicionado para cada fase e com isso pode aumentar a distância entre elas e garantir uma superfície com mais propriedades de dissipação de calor, que se traduz em melhor overclock, uma coisa boa para a Ryzen, pois todos eles são desbloqueados para overclock.

Para reduzir a temperatura dos circuitos, o engenheiro projetista da Asus dividiu os VRMs destinados à CPU em dois blocos distintos: um maior de três fases e outro menor ao lado dos reguladores de tensão(voltagem). Dessa forma, como o primeiro produz muito mais calor que o segundo, os dissipadores de calor terão menos dificuldade em resfriar os componentes eletrônicos subjacentes.

Esses recursos certamente melhoram a experiência de uso da placa-mãe, principalmente quando se trata de overclock, o que lembramos que pode ser feito sem problemas no chipset AMD B450 que vem equipado neste modelo de placa mãe.

Outra diferença importante é a presença de um segundo slot M.2 para SSDs NVMe. A última diferença substancial é sentida, literalmente e de fato, quando passamos de um Codec de áudio básico (ALC887) para um recurso de áudio Premium com chip Realtek ALC1220A Codec cujo exclusivo sistema de áudio DTS Custom oferece áudio imersivo ao ambiente de jogo, do qual obtemos uma relação sinal / ruído e uma qualidade geral de som da mais alta e pura.

Como todas as placas-mãe ASUS TUF, a TUF B450M-PRO GAMING vem com componentes TUF de nível militar, incluindo TUF LANGuard, TUF Chokes, capacitores TUF e TUF MOSFETs. Por fim, a placa-mãe também possui iluminação RGB fornecida pela ASUS Aura RGB e segue o esquema de cores de outras placas-mãe da série TUF Gaming Alliance.

Deixando de lado essas mudanças, como as outras B450s, a nova solução da Asus suporta todas as CPUs Ryzen no mercado e até 64 GB de memória DDR4 (com uma frequência máxima de 3533 MHz em overclock). O TUF B450M-Pro Gaming possui dois slots PCIe, um slot x16 PCIe 3.0, um dos quais é reforçado graças ao Asus Safeslot e oferece a possibilidade de fazer Crossfire em duas placas de vídeo AMD (não suporta o SLI da Nvidia).

Esta versão é definitivamente uma opção a considerar, se você deseja economizar na placa-mãe, mantendo um bom circuito lógico, áudio de boa qualidade e mais um segundo slot M.2. Parece uma boa melhoria em relação ao modelo anterior, se comparadas tecnicamente.

Um detalhe importante a se considerar, pois nem sempre ao comprar a sua nova placa mãe ela venha preparada para os últimos lançamentos de processadores e se fazendo necessário a troca da Bios é que a Seventec Smd já conta com a disponibilidade das Bios Placa Mãe Asus TUF B450M-Pro Gaming ou da sua irmã mais velha a Bios Placa Mãe Asus TUF B450M-Plus Gaming e você também pode contar com uma Assistência Técnica Especializada, garantindo a tranquilidade de bons anos ao lado da sua nova placa Gamer.

Recursos de ASUS TUF B450M-PLUS GAMING

– Codec Realtek S1200A com uma relação sinal-ruído sem precedentes de 108dB para a saída de linha estéreo e um SNR de 103dB para a entrada de linha, oferecendo qualidade de áudio impecável para jogos e entretenimento.

– Áudio exclusivo DTS Custom que fornece pistas posicionais para fones de ouvido estéreo, ajudando você a identificar inimigos e ação.

– Monitoramento avançado com GPU Temperature Sensing e Fan Xpert 2+, permitindo que os usuários personalizem e alcancem o melhor equilíbrio entre desempenho de refrigeração e acústica.

– Recursos de proteção ASUS TUF de serie, incluindo SafeSlot, ESD Guards, proteção contra sobre tensão DDR4, Digi + VRM e E / S traseira de aço inoxidável para confiabilidade a longo prazo.

– Componentes TUF de nível militar para durabilidade máxima, incluindo TUF LANGuard, TUF Chokes, capacitores TUF e MOSFETs TUF.

– Iluminação Asus Aura Sync RGB vívida e impressionante para iluminação sincronizada com outros componentes compatíveis.

Compre bios placa mãe

Deixe uma resposta

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui