Não Liga - placa em curto

ASUS P8H77-M PRO Não Liga

Quando sua Placa Mãe ASUS P8H77-M PRO Não Liga, pode-se constatar defeitos de hardware, software ou em outros periféricos conectados a ela.

Neste artigo apresentaremos os principais sintomas e defeitos que podem estar relacionados ao problema “não liga”, que consideramos ser o mais complexo de se obter o reparo da Placa Mãe, devido às inúmeras possibilidades e componentes que podem ou não ser o defeito. 

Muito comum nos casos da sua Placa Mãe ASUS P8H77-M PRO Não ligar, são erros de avaliação da mesma cometidos pelas assistências técnicas (se estas não estiverem preparadas com conhecimento ou instrumentação adequados), acarretando em danos ou ainda agravando o defeito inicial da Placa Mãe. Muitas vezes até inviabilizando o reparo por uma assistência técnica especializada.

Portanto, recomendamos sempre buscar uma assistência técnica especializada em placas mãe, possua o mais difícil: a instrumentação e os equipamentos necessários para executar o serviço, como Termovisor de temperatura, Microscópio de alta performance, Osciloscópio Digital, Máquina de Solda BGA, estufa de retirada de ESD, Testadores de componentes eletrônicos além de gravadoras de última geração.

Enviar Placa Mãe para Avaliação Grátis

Os defeitos mais comuns da placa mãe ASUS P8H77-M PRO não Liga são:

  • Resistores danificados;
  • Erro ao atualizar a bios;
  • Bios corrompida ou com vírus;
  • Cristal osciladores danificado;
  • Portas USB com sobre tensão;
  • Super I/O com porta queimada;
  • Linha de dados da memória RAM;
  • Circuito de áudio em curto-circuito;
  • Chipset ou linha de vídeo danificado;
  • Trilhas ou Ilhas danificadas ou rompidas;
  • Capacitor eletrolíticos ou cerâmicos em curto;
  • Os componentes de alimentação do processador;
  • Conflito de hardware, quando a bios esta desatualizada;
  • Socket do processador danificado ou com os terminais quebrados ou desalinhados;

Obs.: Existem outros defeitos não listados acima, pelo fato de não serem tão comuns.

Resistores danificados;

Se sua Placa Mãe não liga, um dos problemas que esta pode apresentar é a presença de resistores queimados ou com valores alterados. Isto interrompe a linha de comunicação ou alimentação e produz alterações nas tensões de alimentação da sua placa.

Erro ao atualizar a bios;

Nos casos de erro ao atualizar a Bios, sua Placa Mãe pode não ligar. Procedimentos de atualizações errôneos, ou ainda atualização de Bios incompatíveis com a placa sem dúvida podem corromper a estrutura do firmware de Bios. Sem esta programação completa, a Bios não consegue iniciar ou mesmo solicitar o start do processador e com isso a Placa Mãe não responde.

Bios corrompida ou com vírus;

Como vocês devem saber nós somos referência mundial em Bios para Placas Mãe, o que nos faz receber milhares de placas para reparo; várias destas apresentam o defeito de não ligar após ter corrompido a Bios por vírus. Nestes casos o que o vírus faz é corromper a estrutura do firmware da Bios, como explicado acima, e ao fazer isso a sua Placa Mãe não consegue ligar.

Cristal osciladores danificado;

Cristais osciladores danificados podem fazer com que sua Placa Mãe não ligue. Ela possui vários cristais osciladores, que são responsáveis por gerar a frequência necessária para vários pontos da placa funcionarem. Sem eles, muitos componentes eletrônicos não funcionam e com isso sua Placa Mãe não liga.

Portas USB com sobre tensão;

Portas USB com sobre tensão ou em curto circuito não permitem que sua Placa Mãe ligue. As Placas Mãe modernas possuem um dispositivo de proteção que inibem o start da placa quando este detecta algum tipo de curto circuito ou sobre tensão em qualquer das portas USB.

Enviar Placa Mãe para Avaliação Grátis

Super I/O com porta queimada;

A Super I/O possui várias linhas de comunicação com quase todos os controladores da Placa Mãe. Quando uma destas linhas queima, a Bios identifica na varredura que algo está errado e por proteção bloqueia o start do PC. Com isso, somente após a troca deste componente eletrônico é possível que sua Placa Mãe seja restaurada.

Linha de dados da memória RAM;

Quando a linha de dados da memória RAM está danificada, por proteção a Placa Mãe desliga e não liga mais. Recebemos vários relatos de clientes que conectaram a memória RAM no slot de maneira invertida e com isso a Placa Mãe parou de ligar, mesmo após retirar e colocar a memória na posição correta. Você pode estar achando estranho, pois ao tentar colocar invertida, há o polarizador da memória. Prestando bem a atenção, nota-se que ao tentar fazer isso pode-se colocar um dos lados encaixado “meio que de atravessado” ficando os terminais de dados em curto com outro o quê ao ligar sua placa, acaba queimando a linha de dados da memória RAM da sua Placa Mãe.

Circuito de áudio em curto-circuito;

Quem nunca colocou o volume do áudio ao máximo ao ouvir uma música? Sim todos nós! Este ato aumenta muito a probabilidade de danificar o circuito de áudio. Quando nossa Placa Mãe trabalha ao extremo para produzir a altura do som que desejamos, nesse meio tempo pode vir a danificar o circuito de áudio. É muito comum o controlador de áudio entrar em curto circuito e então fazer com que a Placa Mãe não ligue. Neste caso, somente após o reparo ou a troca de componentes do circuito de áudio é que conseguimos restaurar sua Placa Mãe.

Chipset ou linha de vídeo danificado;

Chipset é um dos componentes usados para gerenciar a sua placa. Ele também é responsável pela geração de vídeo, tanto onboard como offboard. Já captamos diversos casos de Placas Mãe que não ligam e o defeito estar na linha de geração de vídeo ou no chipset que estava em curto. Na primeira situação, para reparar é necessário efetuar a troca dos componentes do circuito de vídeo. Já no caso do chipset, que utiliza o processo de solda BGA, faz-se necessário uso das máquinas adequadas para realizar o serviço, além dos componentes para este reparo.

Trilhas ou Ilhas danificadas ou rompidas;

Em muitos casos quando a placa mãe Não Liga, pode ser devido a trilhas ou ilhas danificada ou rompida. Um curto circuito no processador ou uma corrente elétrica que ultrapassa a capacidade da trilha leva ao seu rompimento, com isso a sua Placa Mãe para de ligar. Para corrigir esse defeito deve-se repara a trilha ou ilha danificada. A parte mais complexa é encontrar aonde é esse local que danificou e se o profissional não possuir conhecimentos avançados pode danificar mais a placa mãe ou não encontrar o defeito, o que é muito comum.

Enviar Placa Mãe para Avaliação Grátis

Capacitor eletrolíticos ou cerâmicos em curto;

Estes componentes apesar de possuírem baixo custo de compra, no momento de reparo, podem causar grande dor de cabeça para localizar qual capacitor esta com defeito. Só é mais fácil o conserto da placa mãe, quando se trata de capacitores eletrolíticos e percebe-se que estão estufados ou com vazamentos. No mais, o teste ideal de a se realizar é o de capacitância. Para realizar esse teste os capacitores devem ser retirados da placa mãe e medido sua capacitância com instrumentação adequada. O gasto maior neste reparo é em horas técnicas, devido ser difícil a localização do defeito quando a varias centenas de possibilidades que compõem a família de capacitores da sua placa mãe.

Os componentes de alimentação do processador;

As linhas de alimentação do processador também danificam e não deixam que sua placa ligue. Para alimentação do processador encontramos varias linhas de alimentação e estas funcionam em paralelo justamente para suprir a grande quantidade de corrente elétrica que o processador necessita para executar as milhões de instruções do dia a dia. Quando uma ou varias dessas linhas entram em curto circuito, a bios recebe a informação de erro e não permite que sua placa mãe ligue por proteção.

Conflito de hardware, quando a bios esta desatualizada;

Hoje em dia com o lançamento de centenas de modelos de processadores, ao comprar uma placa mãe ela pode não ligar. Este fato é comum quando temos um processador incompatível com a programação da bios. Se sua bios não vir atualizada é melhor você trocar a bios por uma nova com a versão compatível com seu processador, pois não vai conseguir atualizar ela a menos que tenha um processador antigo compatível com a versão de bios da sua placa mãe.

Como Trocar a Bios da Placa Mãe ASUS P8H77-M PRO

Socket do processador danificado ou com os terminais quebrados ou desalinhados;

Se os terminais do seu socket ou processador, estiver desalinhados, dobrados ou quebrados podem fazer com que sua placa mãe não ligue. Caso tente colocar o seu processador invertido, apesar de possuir um polarizador para tentar evitar erros, mas pode acontecer de forçar uma instalação invertida, isso alem de poder danificar seu processador sua placa mãe pode simplesmente não ligar.

Conserto ou Troca do Socket do Processador Placa Mãe ASUS P8H77-M PRO

Enviar Placa Mãe para Avaliação Grátis

Conheça mais sobre a Seventec Smd

A Seventec Smd é especializada no conserto da placa mãe ASUS P8H77-M PRO com assistência técnica apta a realizar reparos nos mais diversos modelos de placa mãe. Atendimento e suporte ao cliente (pós-venda), nosso foco é criar soluções para os problemas dos nossos clientes. Nossa equipe está sempre pronta para lhe atender, envie sua placa mãe com total segurança na execução dos serviços solucionando os defeitos da sua placa.

Possuímos instrumentação moderna e simuladores de teste para assegura o reparo na sua placa mãe, com equipe técnica atuando desde 2012 no reparo de placas e venda de bios.

Avaliação e diagnóstico.

Quando sua placa mãe chega em nossa assistência especializada ela é avaliada e diagnosticada. Após esse processo enviamos um orçamento para aprovação. Depois de aprovado, o serviço começa a ser executado e você poderá acompanhar online o andamento da sua ordem de serviço (OS).

Troca do Chip Bios ASUS P8H77-M PRO

Realizamos a troca do Chip Bios em nossa assistência técnica de forma precisa e protegendo sua placa mãe. Somos reconhecidos como a maior empresa de bios do Brasil, sendo pioneira neste segmento. Já detemos reconhecimento internacional como especialistas em bios.

Sempre que precisar conte com quem é especialista em bios atuando desde 2012 na venda de chip bios para todo Brasil, possuindo o maior acervo e estoque de bios, são mais de 11400 modelos de bios disponíveis para os maiores fabricantes de placa mãe.

Ao enviar sua placa para a assistência técnica da Seventec Smd, você conta com total segurança em uma assistência preparada para realizar a troca do seu chip bios de forma precisa e com instrumentação de ultima tecnologia. Assistências despreparadas, podem danificar sua placa mãe ainda mais, fazendo aumentar o custo de reparo ou a inviabilização do reparo da sua placa mãe.

Enviar Placa Mãe para Avaliação Grátis

Equipe Seventec Smd

Compre bios placa mãe

Deixe uma resposta

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui