Qual a diferença entre BIOS e CMOS?

0
41
Diferença Bios e Cmos

BIOS e CMOS há uma grande dúvida sobre o que cada um é ou o mais comum de se pensar: “os dois são a mesma coisa!”. Vamos entender a diferença entre eles.

O CMOS é um chip semicondutor complementar de óxido metálico que é usado para armazenar as configurações da BIOS do sistema. A BIOS refere-se aos sistemas de entrada /saída básico que consiste no software central necessário para inicializar as configurações de hardware da sua Placa Mãe.

ROM BIOS

A programação da BIOS é denominada de firmware e é armazenada em um circuito integrado que estão localizados na Placa Mãe este componente é conhecido no Brasil como Chip Bios e pode ser encontrado na Seventec Smd que é uma loja virtual especializada em bios. Esse circuito integrado ou Chip, é um componente programável/apagável eletricamente classificado como memória flash.

Ao atualizar a BIOS para a versão mais recente, você está atualizando ou modificando os dados deste chip de memória flash (ROM BIOS). A BIOS é composta por instruções básicas exigidas pelo microprocessador (CPU) e os diversos dispositivos de entrada e saída para inicializar o sistema.

CMOS RAM

O chip CMOS é uma memória RAM alimentada por uma pilha (apelidada de bateria da Bios), que armazena as configurações da BIOS. Essas configurações permitem que você altere avançados comandos de setup da sua Placa Mãe e as sequências de inicialização, as preferências de disco rígido (SSD ou M.2), configurações de senha, data e hora. O chip CMOS é alimentado por uma pilha de óxido de metal (CR2032) que se encontra, na placa mãe no suporte de pilha preto, para facilitar a troca. Esta pilha normalmente tem uma vida utíl média de 3 anos, após este período ela perde suas propriedades e a sua tensão nominal (voltagem), começa a reduzir rapidamente, este fato pode causar erros no funcionamento da sua Placa Mãe(Bugs). Em muitos casos o primeiro sinal fácil de ser percebido por usuários comuns da necessidade de substituição da pilha da Bios é a data e hora do sistema começar a funcionar de forma errada, sendo necessário sua correção a cada inicialização, mas nesse fato é um diagnóstico tardio e esse ponto quer dizer que a muito tempo sua pilha esta com baixa tensão(carga), o recomendado é se antecipar e evitar bugs no sistema com a troca sistemática a cada 3 anos ou se possuir instrumentação adequada(multímetro) é fácil saber quando a pilha da bios está abaixo de 3,10v (medindo fora da placa), o correto é estar entre 3,10v a 3,45v fora da placa, no caso denominado tensão de flutuação.

Programa da BIOS

O programa BIOS realiza uma série de instruções de firmware que são necessários para inicializar o hardware do sistema. Estas instruções são realizadas até que o sistema possa carregar mais instruções da unidade de armazenamento (disco ou memória) ai basta o programa da BIOS, transferir o controle do sistema da Bios (firmware) para o sistema operacional(software) da placa mãe.

Configuração da CMOS

Para acessar as configurações da CMOS, você precisa pressionar a tecla DEL ou F2 durante a inicialização do sistema. Na tela CMOS (Setup da Bios), você pode alterar as configurações avançadas da BIOS e sua sequência de inicialização preferida. Ao instalar algum dispositivo plug-and-play, não há necessidade de acessar o CMOS para configurar o novo hardware instalado, pois esses dispositivos são configurados automaticamente. Essas configurações são armazenadas na RAM da CMOS que conta a BIOS que tipo de hardware está instalado e como ela deve inicializar esses dispositivos.

Conseguiu compreender mais sobre a diferença da BIOS e a CMOS? Comente ao final da pagina e participe com sua opinião.

Abraço

A BIOS é usada para iniciar a Placa Mãe, enquanto o CMOS armazena os arquivos de configuração da BIOS. A BIOS não pode ser alterada, no entanto, o CMOS permite que você altere as configurações da sua BIOS no Setup da mesma e salvar essas alterações, como exemplo: data, hora, Overclocking e demais configurações de periféricos e outros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here