Visão geral da Placa Mãe ASRock Z390 Phantom Gaming 7

1
179
Visão Geral ASRock Z390 Phantom Gaming 7 detalhes

Os especialistas da ASRock não descansaram e testaram a gama de modelos de suas placas-mãe sem mencionar o lançamento de novas CPUs. Após o advento da série Steel Legend, eles começaram a melhorar a principal linha de dispositivos para jogos, que agora é chamada de Phantom Gaming. Anteriormente, apenas números pares eram usados na numeração, mas agora existem números ímpares, seguindo a lógica, um valor maior indica um gral mais elevado do produto. Portanto, o teste atual afirma ser a placa-mãe intermediária da CPU Intel Coffee Lake-S. Quero que o regulador de tensão aguarde o overclock do antigo Core i9-9900K, mas não é apenas interessante. Neste modelo vem com dois conectores SATA adicionais, e também equipado com um adaptador de alta velocidade adicional para redes com fio (existem duas portas Ethernet no total). Para a infra-estrutura sem fio, um local foi preparado em um slot M-Key tipo E.2 separado. Como bônus aos clientes aficionados em jogos vem com o software para o subsistema de som – o complexo Creative Sound Blaster Cinema 5.

Asrock Z390 Phantom Gaming 7 geral

As especificações detalhadas pelo fabricante vemos a seguir, estes dados trazem uma visão geral da placa mãe.

 

Modelo ASRock Z390 Phantom Gaming 7
Página oficial do produto na web asrock.com
Chipset Intel Z390
Soquete da CPU Soquete 1151
Processadores Core i9, Core i7, Core i5, Core i3, Pentium Gold, Celeron (Coffee Lake-S)
Memória 4 DIMM DDR4 SDRAM 2133/2400/2666/2800 * / 2933 * / 3200 * / 3600 * / 3733 * / 3800 * / 3866 * / 4000 * / 4133 * / 4266 * / 4300 + * (OC), máximo de 128 GB
Slots PCI-E 2 x PCI Express 3.0 x16 (x16 + x0, x8 + x8)
1 x PCI Express 3.0 x16 (x4)
3 x PCI Express 3.0 x1
M.2 1 x PCI Express 3.0 x4, SATA 6 Gb / s (Chave M, 2230/2242/2260/2280)
1 x PCI Express 3.0 x4, SATA 6 Gb / s (Chave M, 2230/2242/2260/2280/22110)
1 x Wi-Fi, CNVi (chave E, 2230)
Núcleo de vídeo integrado (no processador) Intel UHD 610/630
Conectores de vídeo DisplayPort 1.2
HDMI 1.4
O número de fãs conectados 5x 4pin
Portas PS / 2 1 (teclado / mouse)
Portas USB 3 x 3,2 Gen2 (2 conectores no painel traseiro (1x C), Z390)
4 x 3,2 Gen1 (sem conectores no painel traseiro, ASM1074)
4 x 3,2 Gen1 (4 conectores no painel traseiro, Z390)
4 x 2,0 (conectores na parte traseira sem painel, Z390)
Pronto para VR +
ATA serial 6 x SATA 6 Gb / s (Z390)
2 x SATA 6 Gb / s (ASM1061)
RAID 0, 1, 5, 10 (SATA, Z390)
Som incorporado Codec – Realtek ALC1220 (7.1, HDA)
Amplificador operacional – Texas Instruments NE5532
S / PDIF Óptico (saída)
Recursos de rede Intel I219V (Gigabit Ethernet)
Realtek Dragon RTL8125AG (2,5 Gigabit Ethernet)
COM
Cabeçalho endereçável por LED 1
Cabeçalho RGB LED 2
TPM +
UEFI BIOS UEFI AMI, ROM (Main + Backup)
Fator de forma ATX
Tamanhos, mm 305 x 244
Recursos adicionais Indicador POST, botões: Power, Reset, Easy OC, cabeçalho Thunderbolt, suporte: AMD 3-Way CrossFireX, NVIDIA SLI de 2 vias, NVIDIA NVLink, Creative Sound Blaster Cinema 5

Embalagens e equipamentos

Esta placa mãe vem em uma enorme caixa com um bonito design, mas sem alça para simplificar o transporte.

Asrock Z390 Phantom Gaming 7 logotipo

Os detalhes sobre a placa mãe estão no verso da caixa: a foto, placa de identificação de áudio e os detalhes  característicos.

Asrock Z390 Phantom Gaming 7 especificações caixa

Dentro da caixa, está a placa mãe, que é fixada em um suporte de espuma de polietileno. Abaixo dele, na seção inferior da caixa, os acessórios auxiliares estão dispostos, formando o conjunto abaixo:

  • Guia de instalação rápida multilíngue da Placa Mãe ASRock Z390 Phantom Gaming 7;
  • Guia de ajuste de UEFI(Bios) e Phantom Gaming em inglês;
  • Adesivo com o emblema da série e lugar da marca do fabricante;
  • Cd de instalação com os drivers e software do proprietário;
  • Adesivo do logotipo da ASRock;
  • Três parafusos de fixação e dois racks para fixar os dispositivos do formato M.2;
  • Ponte rígida dupla para organização SLI;
  • Quatro cabos SATA de 6 Gb / s, dois dos quais com um conector em forma de L em uma extremidade.

Guia Asrock Z390 Phantom Gaming 7

Aparência

O esquema de cores é incomum e talvez se torne o padrão do modelo da série no futuro. As dimensões da placa mãe correspondem ao formato ATX, existem uma dezena de pontos para fixação no gabinete. Você pode destacar a presença dos botões liga / desliga e reset, um indicador de dois dígitos dos códigos POST, indicam no caso de passiveis erros ao inicializar a placa mãe. A luz de fundo é integrada ao dissipador do hub e à sobreposição, que se eleva acima das portas de E / S. Não há LEDs soldados (separados) na própria placa.

Detelhes Asrock Z390 Phantom Gaming 7

Todos os elementos estruturais são fixados por parafusos. No verso da placa mãe, destaca-se o enorme chip do adaptador de rede Realtek, como vemos, sem um radiador. O suporte do espelho pré-instalado (para o painel traseiro) é muito incomum – soltando os parafusos, você pode variar o local, isso garante compatibilidade máxima com vários tipos de gabinetes, um certo grau de liberdade é estabelecido nos (dois) locais restantes.

Verso Placa Mãe Asrock Z390 Phantom Gaming 7

Os botões liga / desliga e de reset são apresentados na cor vermelha, mas inicialmente eles permanecem apagados, só apresentado sua cor após o start da UFEI(BIOS) da placa mãe iniciar. No caso do indicador de código POST, ele pode ser usado para exibir a temperatura da CPU em tempo real, mas, para isso, você precisará ativar o esta opção no menu da sua Bios. Para usar o controle de iluminação externas, três locais foram reservado, um deles é do tipo envio de endereço.

Botões iluminação Asrock Z390 Phantom Gaming 7

Os dissipadores de calor são grandes, isso afetou significativamente o peso total da placa mãe. O superior aqui é de um tipo combinado (para o PCH(Chipset) e com detalhe para aparentar a forma de um M.2, ficando acima deste) e o inferior é desmontado independentemente dos outros.

Dissipadores de calor Asrock Z390 Phantom Gaming 7

Na verdade, o radiador de calor da PCH é um pequeno quadrado. Sua parte superior é equipada com preenchimento térmico, existem orifícios nas laterais para guias da outra parte. Devido à grande área de contato entre os dois elementos, é bastante difícil realizar o processo de separá-los, pode ainda ser mais conveniente desaparafusar todo o kit da placa de uma só vez (mas isso exigirá acesso à parte traseira).

Este modelo conta com oito Slots de SATA. Dois deles contam com os recursos de um controlador adicional (A1 e A2). Uma extensão muito útil, dada a unidade de recursos entre parte das saídas e as linhas de conexão do M.2 (apenas uma pode funcionar, essa detalhe é conferido no manual do usuário).

slots de Sata Asrock Z390 Phantom Gaming 7

Cinco conectores estão separados para as saídas USB no caso: um para o encaixe balanceado (3.2 Gen 2), duas versões clássicas da interface 2.0 e mais dois conectores graças ao extensor soldado ao lado deles, o que garantirá o funcionamento de mais quatro portas 3.2 Gen da 1º geração.

Conectores USB Asrock Z390 Phantom Gaming 7

Os Slots PCI-E serão distribuídas (se desejado pelo proprietário do sistema) entre os dois slots x16 de alta performance. O terceiro, blindado, já funciona com o extensor, para isso são fornecidas apenas quatro linhas. Estes trabalham em cooperação com o tradicional chipset o Intel Z390.

Slots PCI-E Asrock Z390 Phantom Gaming 7

O sistema de áudio é baseado no codec Realtek ALC1220. Há um grupo de capacitores especiais, um amplificador operacional também é composto no circuito para ajudar. Não há estruturas de blindagem para eliminar possíveis ruídos externos ou iluminação adicional.

Sistema de audio Codec Realtek Asrock Z390 Phantom Gaming 7

Os botões de controle do Power e Reset facilitam na operação e teste para verificação de possíveis erros no hardware da placa mãe. Eles ajudarão com verificações no start inicial da placa e quando necessário o teste em bancada do sistema, facilitando assim o manuseio pelo operador de teste.

Botões Power e Reset Asrock Z390 Phantom Gaming 7

Ao lado do display ha duas BIOS (UEFI), na configuração de bios principal (Main) e a bios de segurança (Backup). Desta forma efetuando overclocking mal sucedidos o usuário pode restaurar a sua placa mãe com os dados que constam no manual do usuário. Caso corrompa a estrutura do firmware a única solução é efetuar a troca do chip Bios Placa Mãe ASRock Z390 Phantom Gaming 7.

Duas Bios (Dual bios) Asrock Z390 Phantom Gaming 7

Individualmente, encontramos todos os elementos que fazem parte do regulador de tensão. Seis linhas de alimentação e mais quatro são necessárias aqui para formar as tensões de  alimentação do processador. Assim, são necessários dez conjuntos, para a tensão da CPU e da iGPU. Seu funcionamento é gerenciado pelo controlador PWM de sete canais ISL69138 . Mas nem toda a sua capacidades é realizada no ISL69138. Quatro dobra dores ISL6617A aumentam para oito o número de canais envolvidos na estabilização da tensão da CPU; os elementos SiC634 da Vishay Intertechnology são selecionados aqui . Os dois restantes são SiC632A , aparentemente sem um duplicador de “fases”, portanto, o esquema geral de trabalho assumiu a forma de 4 + 2 “fases”.

O dissipador de calor passa perto das bases de ambos os radiadores, portanto sua presença não é mero enfeite, as placas térmicas forneceram contato suficiente com todos os elementos de potência, também não houve necessidade de extensores.

No painel traseiro você encontra detalhes favoráveis como dois locai para rede com fio e duas aberturas para redes sem fio(WiFi), que no caso de compra de antenas separadas para ampliar a recepção da rede Wireless. Contando com porta display, entrada Hdmi e conexões de áudio.

Painel traseiro Asrock Z390 Phantom Gaming 7

 

 

1 COMENTÁRIO

  1. Muito bem detalhado… foi o único local que encontrei informação sobre a minha placa mãe ASRock Z390 Phantom Gaming 7… e olha não sabia que poderia estar tudo detalhado… obrigado 🙂

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here